comunicação interna

Comunicação interna: entenda como ela pode ser otimizada

A comunicação interna de uma empresa tem papel fundamental para que os colaboradores sejam engajados e comprometidos com seu trabalho. Nela, deve haver clareza, objetividade, empatia para que o clima organizacional seja motivador.

Uma vez que é bem-feita evita-se falhas em processos, o que amplia a eficiência e a produtividade. Hoje, você saberá como é possível otimizá-la com ações fáceis de serem implantadas. Confira!

Veja a importância da boa comunicação interna de uma empresa

A comunicação empresarial tem duas divisões: a comunicação interna e externa. A primeira, cuida do diálogo entre os colaboradores, gestores, diretoria. Na segunda, ela representa a empresa para o público que está inserido no mercado.

No entanto, se a comunicação interna não é eficiente, também para seus consumidores não serão, o que é óbvio. Desta forma, ela precisa funcionar para integrar todos os envolvidos nos processos da organização e trazer maior produtividade ao negócio.

Se estiver coordenada, proporcionará maior alinhamento entre os setores e engajamento dos colaboradores. Consequentemente, haverá mais reconhecimento no mercado, redução de erros operacionais, maior lucratividade, entre outros.

Conheça as estratégias e recursos para otimizar a comunicação interna

A comunicação interna precisa ser considerada como uma ferramenta de planejamento. Com objetivo de cuidar da imagem da empresa, melhorar o desempenho, a credibilidade, os lucros e os benefícios para os funcionários. Por isso, você deve saber como otimizá-la.

Invista em tecnologia

A grande novidade em tecnologia empresarial é o digital workplace. Esse é um conjunto de tecnologias e práticas que possibilitam trabalhar de forma colaborativa e remota acessando todas as aplicações, desde chat corporativo a sistemas de gestão em qualquer lugar, horário e dispositivo. Ela tem sido considerada o avanço das intranets.

Uso de ferramentas de comunicação online

Escolher os canais para realizar a comunicação interna é imprescindível para que as informações cheguem aos colaboradores de maneira correta. Dessa forma, o RH pode optar por rede social, jornal ou revista corporativa, boletins ou murais de informações, newsletter eletrônica, site da empresa, intranets, eventos, reuniões, chats corporativos.

Na verdade, é aconselhável identificar quais canais os funcionários mais utilizam para que eles tenham acesso constante e possam consumir as informações necessárias. Também, mantenham um canal oficial para apresentar dados gerais a todos.

Centralização de dados

O departamento de Recursos Humanos necessita contar com softwares de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) e Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) para otimizar as atividades do negócio e a comunicação entre as equipes das diversas áreas. Desse modo, os documentos ficam integrados e acessíveis em um único lugar para que os colaboradores possam utilizá-los. Assim, não haverá erros de dados entre os envolvidos, os relatórios serão exclusivos o que também evita falhas.

Organização

Um negócio só chega ao sucesso se tem planejamento e organização. Por isso, o time de RH deve ser qualificado para saber lidar com os desafios do dia a dia e desenvolver planos que otimizem a troca de informações entre funcionários, gestores, diretoria.

Desse modo, é necessário mapear as operações do negócio e dividir a comunicação por áreas e times, ferramentas a serem usadas, boas práticas determinadas para que tudo caminhe com eficiência. Somente, dessa maneira, será possível pensar nas atividades e processos que são necessários a serem inseridos, no cronograma de ação, nas métricas e nos indicadores de resultados.

Categorização de informações

Outro ponto relevante é a categorização dos documentos. Esses precisam estar organizados conforme seus departamentos, dentro de pastas específicas, subpastas, se for o caso. Isso, agilizará para o profissional encontrar o dado que necessita, aumentará sua produtividade e as metas que precisa atingir.

Agora, você já está pronto para melhorar a comunicação interna de sua empresa. Ao fazer isso, seus colaboradores serão mais eficientes, comprometidos e produtivos. Portanto, escolha os canais mais adequados e fortaleça seu público interno.

Considerou importante o artigo? Comente aqui como tem trabalhado a sua comunicação interna e vamos trocar experiências.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.