cultura data driven

Cultura data driven: quais são os benefícios e como adotá-la na empresa

Os dados são os ativos mais importantes de uma empresa. Há quem diga, até mesmo, que eles valem mais do que petróleo nos tempos atuais. Se, de fato, valem ou não, o importante é ter ciência de que as organizações que sabem lidar com as informações que possuem são capazes de despontar à frente dos concorrentes.

Diante disso, a cultura data driven surge como uma forma de trazer os dados para o centro dos processos das organizações e torná-las mais estratégicas, inteligentes e com maior potencial de crescimento.

Entenda o que é esse conceito, seus benefícios e como adotá-la em sua organização. Boa leitura!

O que é uma cultura data driven?

A cultura data driven diz respeito à implementação de uma transformação interna na empresa, que torne as decisões do negócio mais estratégicas e inteligentes, utilizando para isso análise, interpretação e ciência de dados.

Isso vai além de apenas adotar os dados como principal ativo para tomadas de decisões: é uma verdadeira reorientação do modo de fazer interno na organização, que perpassará todos os setores, até mesmo os que não estejam diretamente ligados com TI e ciência de dados.

Quais os principais benefícios de uma cultura data driven?

Uma cultura data driven permite que a transformação digital seja adotada internamente. Além disso, traz uma série de outros pontos positivos, tais como:

  • tomadas de decisão mais embasadas;
  • atualização das tecnologias da empresa;
  • melhor gestão de dados;
  • adoção de inteligência corporativa;
  • modernização da lógica de atuação, acompanhando a tendência do mercado;
  • menor índice de erros e necessidades de retrabalho.

Quais são os principais passos para criá-lo?

Agora que você sabe o que é a cultura data driven e seus benefícios, vamos mostrar a seguir quais são os primeiros passos necessários para implementá-la e fomentá-la na organização. Lembre-se que este é um processo complexo e, portanto, é fundamental acompanhar de perto cada um dos passos. Veja a seguir.

Invista em tecnologia

O primeiro ponto a ser considerado é a necessidade de aplicar a tecnologia para coleta, tratamento, análise e armazenamento de dados. Ela deve ser capaz de atender aos anseios da organização, para o cumprimento de metas estabelecidas internamente, bem como aplicar medidas que permitam uma integração das informações de forma consistente.

Treine colaboradores

Outro ponto importante é o treinamento dos colaboradores da organização para este fim. Afinal, estamos falando de uma transformação cultural no negócio e, portanto, isso perpassa as ações dos funcionários no seu dia a dia.

É fundamental que ocorra um foco não só no treinamento para uso das ferramentas implementadas, mas em realmente adotar os princípios e ideias que norteiam a abordagem data driven.

Promova incentivos para engajar as equipes

Além de treinar seus colaboradores, para consolidar os aprendizados oferecidos e garantir uma adesão cada vez mais consistente ao pensamento data driven, é importante promover incentivos para que eles se engajem nessa mentalidade da cultura de dados.

Uma forma é oferecer recompensas para as equipes que alcançarem metas estabelecidas pelos gestores e direção. Em busca dos benefícios, eles se dedicarão cada vez mais e, consequentemente, será gerada uma maior internalização desses princípios.

Ofereça ferramentas colaborativas

Uma operação data driven depende, essencialmente, de uma maior integração e colaboração entre os times. Por isso, as ferramentas não devem ser só sobre a aplicação de uma cultura de dados, mas também para promover uma maior sinergia entre os times.

Por isso, é papel da organização disponibilizar essas ferramentas, escolhendo aquelas que mais se adéquam ao perfil do negócio. Sendo assim, prospecte aquelas que levem a um melhor custo-benefício e que estejam alinhadas com os princípios e valores internos.

Criar uma cultura data driven em sua empresa é fundamental para inseri-la em um novo contexto digital, moderno e eficiente. Com isso, é possível alavancar resultados, obter melhores insights e garantir uma melhor gestão.

Quer mais dicas interessantes como as deste post? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos da FábricaInfo no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.